sábado, 31 de janeiro de 2009

PRIMEIRA VIAGEM


A primeira viagem que fiz com a moto foi a São Vicente, fomos em três motos, a Flat 46, uma Pan 60 e uma Shovel 78, pois bem, a Shovel entupiu o giclê na ida e quebrou o cabo do acelerador na volta, decidi que não pego mais estrada com moto nova pois não são confiáveis.
Chegando em São Vicente, uma grata surpresa, a moto ganhou o premio de melhor moto clássica, um certificado e uma moeda de ouro ( disseram que era ouro ) réplica de uma da época do império.
Valeu a viagem.

MONTAGEM




A foto da capa do Blog é uma montagem, eu estava voltando do encontro de Paranapiacaba e fiquei impressionado com a neblina, tirei uma foto com o celular e depois ví que tinha feito uma foto sensacional da moto, a visão de quem anda nela, como eu aparecia refletido nos farois, um primo ( valeu Gustavo ) se propos a limpar a foto, inacreditável o que é a tecnologia.

O COMEÇO


Consegui uma foto da moto logo após ser montada pelo Nenê, antes de receber a pintura preto fosco.

sábado, 17 de janeiro de 2009

DETALHES


Extintor de incêndio ( opcional de época ) e o detalhe da placa de manutenção da Ul militar ( originalmente colocado sobre o tanque ) na tampa da bateria.Moto suja, já em uso, após chuva. Já me falaram que é um pecado usar essa moto, devia ficar guardada, eu acho que colocar uma moto na cristaleira equivale a mata-la, elas tem que ser usadas, desfrutadas, gastas, quando ficar ruim, eu desmonto, reformo e pronto...

E NÃO É QUE FUNCIONA?




Indo para Paranapiacaba no 3º encontro de motos clássicas, recomendo o passeio, a cidade e o evento. Foto da moto no galpão de exposições.
Primeiro teste de estrada, alinhadinha, roda macio, se considerarmos que ela tem 63 anos de idade ...

PRONTA


Uma imagem diz mais que mil palavras.

Eu achava que já estava pronta...

KIT COMPLETO




Com o tanque montado, frisos colocados, lanternas, alavanca de câmbio

PARCIAL


Paralamas montados, estava com o guidão antigo, o Hollywood estava no cromo ( Schnyder ).

PARALAMAS TRASEIRO


O paralamas traseiro tem uma peculiaridade, uma dobradiça que permite que sua ponta seja levantada, isso junto com o cavalete da roda traseira permite a retirada da roda traseira com facilidade. Como as rodas eram intercambiáveis ( dianteira e traseira iguais ) e o side car tem estepe, era só torcer para não furar o pneu dianteiro na estrada pois os demais estava fácil.

PARALAMAS DIANTEIRO


O paralamas dianteiro tem uma peculiaridade, é preso ao garfo fixo da moto, portanto não acompanha a oscilação da roda e fica distante dela, fora que para ser retirado/colocado a roda dianteira tem que estar fora, nada prático.

A PINTURA




A pintura teve uma história curiosa, levei as peças a Aero-x para pintar, já com uma idéia na cabeça, saia e blusa com azul e cinza, enchi o saco do Artur que não concordava com o tom que eu queria, eu falando em clarear mais o cinza e escurecer mais o azul, ele tentando me convencer do contrário, ví a tinta preparada e acabei concordando, ele fez a pintura e eu fui ver pronto, decepção total, serviço muito bem feito porém eu achei a combinação horrível, pedi pra refazer nos tons que eu queria, ele insistiu: " monte a moto, se não ficar bom eu refaço o serviço" . Meio a contra gosto fui montar a moto, quando terminei fiquei até com vergonha de ligar e dar o retorno, ficou sensacional, exatamente como eu queria, na verdade, melhor do que eu queria, ou seja, amador tem que saber seu lugar e ouvir quem sabe do assunto, o interessante é que sempre o vejo pintando motos que depois saem customizadas nas revistas e nada dos créditos pelo serviço ....

MONTA-DESMONTA




Desmontei a moto novamente pra mandar o Kit para a pintura final, quem for observador deve ter notado que a tampadaprimária hora era cromada, hora preta, tinha as duas pois a que veio na moto eu achei que não ia reaproveitar e comprei uma nova cromada,nas idas e vindas do funileiro deixei a tampa velha e o cara fez um bom trabalho, mandei a pintura epoxi e fiquei com as duas opções, sempre com a tampa da inspeção da embreagem e da corrente da primária cromadas e logicamente, os parafusos de inox.
Já havia colocado o cavalete traseiro que se mostrou muito útil, pequei gosto e comprei um de Duoglide para a Shovel, toda moto devia ter um, se vc gosta de mexer na moto, se não, o problema é do mecânico.

ESCAPAMENTO




Comprei uma ponteira réplica da original e substitui a de Pan/Shovel que estava usando, o escape teve alguns segmentos que estaval podres trocados ( Y e curva do 2º cilindro ), na foto ainda estava com os podres.
Observa-se a capa das varetas levantadas pois ainda não havia regulado as valvulas. É dai o vazamento crônico desses motores, tem uma junta de cortiça que veda por pouco tempo, depois não tem jeito, na cidade tudo bem, na estrada lava toda a lateral da moto de óleo.
Observa-se ainda o cilindro mestre de Shovel quefoi cromado e teve o reparo trocado.

EMBREAGEM


Observa-se nessa foto a adaptação do carburador, a bobina Screeming Eagle ( usava uma de Shovel porém a ignição pede uma bobina de 2,5 a 3,5 Ohms )

O pedal de embreagem é uma gangorra original cortada e montada suicida com acionamento igual de carro, perigosa só quando está devagar, toda vez que catei cavaco com ela foi parando a moto.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ACABAMENTOS




Com motor e câmbio já montados, coloquei os paralamas para a colocação dos frisos ( consegui um jogo original em aço inox ), o tanque foi levado a funilaria novamente para colocação do suporte dos frisos e do emblema por isso aparece sem pintura.

FAROIS







Comprei no http://www.nosparts.com/ a réplica da barra e os farois auxiliares da moto, fiz um suporte para a buzina em aço inox, pois como como a frente estava alongada o paralamas ficou em posição diferente do original, impossibilitando o uso do suporte próprio

A buzina eu comprei no mercado livre, original, funcionando, tenho uma outra que veio na moto (e vou acabar usando em outra moto) mas achei essa em perfeito estado e a preço convidativo.

O guidãoainda não havia sido modificado , na foto da pra observar como aspontas erambaixas.

PERIFÉRICOS




Aqui pode ser vista a adaptação do carburador e da ignição Mallory

CORAÇÃO




O coração da menina já estava pronto, nem eu acreditei na mudança, pena que a foto dele pronto eu tirei com o celular

MOTOR











O motor, apesar de estar funcionando perfeitamente, foi totalmente desmontado, jateado, juntas trocadas, parafusos cromados/zincados, pintado com tinta de temperatura e remontado.
O interesse nesse blog é de mostrar a mudança realizada na moto, para explicações mais técnicas de mecânica http://www.hdbobber.blogspot.com/ .
Inicialmente ia apenas tirar a tinta e recolocar na moto mas o Nene me estimulou a desmonta-lo ( "se vai fazer faz direito" ), repondi que nunca abrira um motor desses e tinha medo de fazer besteiras e a resposta me fez abri-lo : " e pra que eu estou aqui?", foi de grande ajuda, me tirou todas as dúvidas e me ensinou muito, fuçava o motor em casa, as dúvidas que não sanava com os manuais ele resolvia. É bom ter uma pessoa com tanto conhecimento pra ajudar, afinal, nem tudo está nos livros!!!
Curiosamente tenho recebido varios emails de outros loucos que também estão restaurando alguma HD véia em casa.

AMORTECEDOR


O amortecedor teve os seus braços de fixação refeitos pois estavam trincados, foi jateado e pintado com preto vinílico, as buchas foram substituidas por novas

PARAFUSOS


Todos os parafusos foram cromados ou substituidos por de inox polido
Na foto observam-se os suportes do amortecedor da frente springer

FREIO TRASEIRO







Na traseira havia uma pinça de freio de shovel, retirei-a junto com a roda, ambos foram substituidas por uma de evo, a pinça do freio nova foi colocada no suporte que havia sido previamente soldado ao quadro ( fixei com solda elétrica e levei para terminar a solda na MIG ), a pinça foi comprada no Ebay, veio novissima, desmontei e tudo era muito novo, foi ao jato de areia e foi remontada, necessitou uma bucha pra ajustar no eixo, o disco foi comprado novo, 11 pol como o dianteiro, parece muito chamativo mas fica coberto pela caixa de ferramentas .
A coroa é de Shovel, estava em bom estado, mandei cromar.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O FREIO DIANTEIRO










Quando vou a algum encontro ouço comentários sobre a moto, geralmente elogiosos, certa vez, sem saber que eu era o dono, um individuo comentou que por ter colocado o freio a disco eu tinha "matado" a moto, expliquei-lhe que a moto já os tinha quando eu a adquiri, somente melhorei a adaptação e a qualidade dos freios, e ofereci a moto para venda, assim ele poderia colocar os freios originais cuja ausência tanto lhe incomodara, logicamente nem perguntou o preço!!!
A pinça dianteira foi jateada, teve seu reparo e pastilhas trocadas, todos seus parafusos cromados, assim como o disco que recebeu cromo industrial e foi fixado com parafusos inox. O circuito foi feito com manta metálica e o cilindro mestre que era de Shovel foi substituido por um de evo, novo, comprado no Ebay. O conjunto ficou até perigoso tem tão eficaz e depois de montado o paralamas não ficou assim tão chamativo, chega a passar despercebido no conjunto.
O suporte que já estava nela foi modificado para aproximar a pinça do garfo para poder usar o paralamas original, foi fixado com o varão original, também encurtado, tudo solda MIG e depois cromado.




O CAMBIO







A essa altura do campeonato o Nene já tinha me entregue o câmbio pronto, só foi aproveitado o que realmente estava bom, trocadas engrenagens, espaçadores, juntas etc.. Porca da vareta da embreagem e do pinhão foram substituidas por novas, com retentor. A base do câmbio, mola da partida, pedal, braço da embreagem e parafusos foram cromados, ficou bonito de se ver e bom de andar pois como tem apenas 3 marchas precisa "cambiar" menos na cidade, a 2º é usada quase o tempo todo no trânsito por ser elástica, só e ruim de reduzir pois não tem trambulador.
Esse câmbio é uma das coisas mais legais da moto, andar de ré com ela é uma piada, só serve pra manobra curta quando solo, já cheguei a colocar um side car nessa moto e dar umas voltas, ai o câmbio com ré mostra a que veio. Esse câmbio 3+R era original apenas das HD com side car ( o servi car era 750cc, portanto com câmbio diferente ).

FRENTE SPRINGER














A frente já estava alongada em aproximadamente 10 cm, pintada de preto com cromo por baixo, levei a cromeação para fazer a decapagem pois ia levar para reduzir ao tamanho original, ao ver a peça no metal vi que o serviço estava muito bem feito e acabei optando por manter assim ( quem já andou em Springer original sabe que realmente é muito baixa, raspa em qualquer lombada, não a toa a frente militar é 2 e 1/2 polegadas mais longa, recomendo esse alongamento se a frente já não estiver original, mas se estiver, por favor não mexa ).
Cromei tudo ( cromeação Schnyder - recomendo sem medo ), os garfos, molas, porcas etc, a montagem igual a descrita no blog da Bobber, mantive o quadro com plastico bolha e a frente com jornal para proteção.
Foi torneado um guarda pó para o rolamento da mesa, tudo bem engraxado e montado.
Como o guidão anterior que eu havia feito já havia quebrado duas vezes e a cada conserto ficava ficava menor, consegui esse guidão modelo Hollywood, que era opcional de epoca, este guidão era original, guardado há muitos anos, porém como aumentei o poste do banco em 2 polegadas o guidão acabou ficando baixo e deu um trabalhão para levantar as pontas, teve quase que ser refeito, porém ficou perfeito, ajustado para mim como uma luva.

domingo, 4 de janeiro de 2009

ROLAMENTO DA MESA




As sedes dos rolamentos da mesa foram sustituidos pelos de Shovel, cromados e receberam rolamentos cônicos novos ( Tinken ), os rolamentos originais eram de esferas e como estavam em bom estado acabaram sendo usados na restauração da Bobber ( que me propus a deixar o mais original possível ), coloquei os suportes da base do painel ( 3 ) que foram previamente zincadas